CURSO ONLINE - NEUROCIÊNCIA E A PRIMEIRA INFÂNCIA

Neurociência e a Primeira Infância

O presente curso tem por objetivo trazer elucidações sobre a neurociência e a aprendizagem na primeira infância e como esta ocorre e transforma nossa maneira de pensar e agir quando adultos. A importância da primeira infância para a construção da identidade e personalidade do indivíduo. Nele você também encontrará atividades e dinâmicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, com conteúdos lúdicos, teóricos e científicos!

neurociencia-e-a-primeira-infancia.png

​A neurociência esclarece nossas dúvidas quanto ao desenvolvimento cerebral e nos abre uma nova possibilidade de mudança e ressignificação para o desenvolvimento infantil. Ela traz um olhar mais humanizado e compreensivo, buscando fundamentos que transformem uma realidade “rotulada”, além de chamar nossa atenção para a importância das emoções no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

 

Sem a percepção e compreensão destas, o aprendizado fica comprometido. O profissional que se abre para a experiência de olhar o outro por meio da neurociência ganha a oportunidade de entender que o outro transcende seu olhar e que o seu comportamento vai além do que momentaneamente se possa perceber.

 

A neurociência considera que as experiência que são vivenciadas ao longo da vida moldam a percepção e a emoção de cada indivíduo. Então podemos dizer que aprendizado é uma construção, que envolve memória, emoção, neuroplasticidade, funções executivas, e o sistema límbico de um indivíduo. Conhecer sua criança possibilita um melhor entendimento sobre seu funcionamento e seu aprendizado.

 

Dessa forma podemos preparar uma aula pensando em uma maneira diferente de afetar a criança, para que ela possa, por meio de elementos como o encorajamento, a empatia, a escuta ativa, a vulnerabilidade, reconhecer-se capaz de superar ou amenizar suas dificuldades. Convido você nesse momento a ampliar o seu olhar e a se disponibilizar ao aprendizado!