A importância do vínculo afetivo na primeira infância

A primeira infância é considerada pela neurociência a fase mais importante da vida de um ser humano, pois é nela que construímos boa parte da nossa identidade, valores e crenças. Quando essa infância é norteada por valores e crenças que estimulam uma boa vida e consequentemente uma consciência do seu papel no mundo, é provável que esse indivíduo tenha uma vida com mais propósito e mais desperta.


Todo ser humano nasce com o desejo e a necessidade de ser importante e de pertencer a um grupo que o ama, logo a afetividade é um elemento fundamental para o nosso desenvolvimento cognitivo e emocional.


O vínculo afetivo permeia toda nossa vida, é através dele que estabelecemos a conexão com o outro e desenvolvemos a nossa capacidade de amar e aprender. Isso significa dizer que através desse vínculo estabelecido ainda na infância é que moldamos a nossa linguagem de amor e aprendizado com o mundo, nossos pensamentos, crenças e comportamentos. A maneira como iremos escolher nos comportar e estabelecer vínculos quando adultos provavelmente vem da experiência quando crianças. Dessa forma podemos entender um pouco mais porque é tão desafiador para algumas pessoas desenvolver intimidade e conexão com o outro, terem um relacionamento mais afetivo e conectado.


O Vínculo afetivo é extremamente importante para um desenvolvimento saudável, através dele podemos desenvolver habilidades emocionais como coragem, altruísmo, amor, bem como as nossas forças de caráter e consequentemente nossas virtudes. Quanto mais nos disponibilizamos ao vínculo afetivo maior será as chances de criamos uma conexão segura e amorosa com a nossa criança.


Desenvolver a afetividade perpassa antes de tudo por mim, é necessário olharmos com carinho para as nossas faltas internas e acolhê-las de forma amorosa, é através desse autoamor e acolhimento que conseguimos suprir o que muitas vezes nos falta.


Olhe com carinho e amor para você e suas faltas, buscando entender de que maneira pode desenvolver amor para curá-las. Tenha amor, carinho e paciência por você! Entendendo que é através do amor próprio que despertamos nas crianças o amor por si mesmas e pelo autocuidado.


Fernanda Oliveira

Pedagoga





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

NAVEGAÇÃO

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoaulerkids.com.br | Tel.: (21) 98248-5430. 

Criação Brothers Design

Logo transparente.png