Entendendo o mau comportamento da sua criança!

Você já se perguntou de onde vem o “mau comportamento”? De onde vem a birra? Podemos pensar que eles podem vir de um desejo não atendido ou de um capricho e rotularmos como “malcriação”, falta de educação, birra, entre outros rótulos que conhecemos, porém é muito mais profundo que isso. O mau comportamento, ou a birra, vem de um lugar que chamamos de necessidades não atendidas. Todo ser humano busca por aceitação e acolhimento e, para que possamos estar felizes em nossos processos de vida quando adultos, precisamos bem mais que somente atender as necessidades de sobrevivência, precisamos desenvolver vínculos afetivos.


É importante atentar para o fato de que a criança que se encontra na primeira infância está em uma fase de construção da linguagem, dos seus pensamentos e do desenvolvimento biológico. O cérebro, por exemplo, ainda está em formação. A região pré-frontal só estará desenvolvida por completo por volta dos 25 anos de idade, e o que isso significa? O nosso córtex pré-frontal é responsável por nosso controle inibitório, tomadas decisões e planejamento. Dessa forma, muitas vezes respondemos com “mau comportamento”, por não termos essas habilidades desenvolvidas por completo, ou por não aprimorá-las, logo podemos dizer que ainda estão se comportando praticamente por puro instinto. Se pensarmos que o “mau comportamento” é na verdade a falta de habilidades emocionais que nos ajudam a lidar com as frustrações, podemos interpretar então que se trata de um momento oportuno para o aprendizado, e que esse comportamento nada mais é do que uma expressão daquilo que ainda não consigo entender, processar e verbalizar adequadamente. Logo isso faz com que possamos olhar o outro com mais empatia e respeito, porque entendemos que não se trata de um capricho, e sim de uma habilidade ainda não desenvolvida.


Fernanda Oliveira

Pedagoga




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

NAVEGAÇÃO

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoaulerkids.com.br | Tel.: (21) 98248-5430. 

Criação Brothers Design

Logo transparente.png