O quanto você se deixa para depois?


Falamos tanto de educação emocional, o quanto desejamos imensamente que as nossas crianças cresçam com habilidades socioemocionais, que sejam adultos bem resolvidos, felizes, independentes, autônomos, ousados e corajosos, que busquem seus sonhos e cuidem de si como ninguém, que se priorize, se reconheçam merecedores, que se valorizem, que não aceitem menos do que mereçam em qualquer relação. Que saibam se impor, tenham postura e deem limites! Diz para mim se esse não é um dos seus sonhos em relação a sua criança?


Agora eu quero te fazer uma pergunta, o quanto você desenvolve essas habilidades em você?


O quanto você respeita os seus limites? Acredita nos seus sonhos? Não aceita menos do que você merece? O quanto você se valoriza? Pois é, talvez sejam respostas difíceis e dolorosas… Mas precisamos muito pensar a respeito delas!


Grandes teóricos da educação e do desenvolvimento humano e a própria neurociência comprovam que o ser humano aprende e se desenvolve a partir do meio no qual está inserido, isso significa dizer que se realmente desejamos todas essas habilidades listadas acima, precisamos começar a desenvolvê-la em nós primeiro! As crianças aprendem através do modelo, tem até uma frase muito famosa que diz, “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”, esta é uma grande verdade! Nada é mais forte do que o exemplo. Nós, seres humanos precisamos de referências reais, que nos inspirem através da própria mudança.


É importante entender que para ensinar, inspirar, precisamos antes reaprender, encontrar em nós mesmos motivos para sonhar, se cuidar, se amar… será através do nosso exemplo que que as nossas crianças construirão o futuro delas!


Nós seremos este exemplo e devemos lembrar que as nossas crianças precisam de exemplos reais, humanos… Vamos errar sim, mas podemos construir uma nova maneira de pensar e de nos comportar... Nós podemos sim assumir o nosso autocuidado e a responsabilidade pelas escolhas que fazemos, é através da demonstração de amor que temos por nós mesmos que vamos inspirá-los a ser quem eles desejam ser… e a praticarem o amor próprio!

Comece por você a mudança que tanto deseja!!


Com amor

Fernanda Oliveira

Pedagoga


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

NAVEGAÇÃO

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoaulerkids.com.br | Tel.: (21) 98248-5430. 

Criação Brothers Design

Logo transparente.png